sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Cascatinha: quem de tua água bebeu, aqui retorna!

Os primeiros colonizadores alemães, ao chegarem nas proximidades do que seria o futuro povoado de Roque Gonzales, escolheram um lugar de parada, um local que contivesse o líquido indispensável à sobrevivência: a água. E o título acima ainda hoje é repetido por muitas pessoas de mais idade: quem bebeu da tua água, e Roque Gonzales continua a fornecer uma das melhores águas da região para seus habitantes!
Como esse recanto todo era uma floresta, embora a única ainda algo indevassada, pois os povoados do que seriam os futuros municípios ao redor já estavam formados e Roque Gonzales foi um dos últimos a serem constituídos, há cerca de 82 anos, foi escolhido este local com água para beber, para lavar roupas, para tomar banho: a Cascatinha.
Com nascentes no atual Bairro São José, o arroio vem abrindo caminho por diversas propriedades, formando o “Poção”, local que era um dos principais pontos de encontro da juventude (guris, principalmente), no início da formação do município, na década de 1960 (depois veio a Barrinha, próxima ao atual estádio da Ser Olaria), para lazer e mergulhar em suas águas paradas.
O arroio continua sua trajetória e cruza canalizado, o atual acesso asfáltico de saída da cidade de Roque Gonzales indo formar tombar queda d’água da Cascatinha, na propriedade do Sr. Soni Kreutz. Até ai o arroio continua anônimo, sem nome e, mais adiante, ao tomar ares mais urbanos, deságua no Lageado Delfino, indo até o rio Ijuí.
Historicamente, a Cascatinha é reconhecida como primeiro contato dos colonizadores com a cidade de Roque Gonzales, tanto que, em 1967/8, foi escolhido o nome do Centro de Tradições Gaúchas como CTG Sentinelas da Cascata, em homenagem ao local, quando ainda estavam vivos muitos dos primeiros habitantes do primeiro núcleo urbano que formaria a cidade de Roque Gonzales.
Inicialmente, foi instalado um manjolo na Cascatinha, movido com a queda d’água, para socar e moer a canjica para os colonos.
Hoje com acúmulo de terras, o tombo da Cascatinha está reduzido, havendo disposição do proprietário Soni Kreutz em remover as terras que foram se acumulando ao longo dos anos e preparar o local como primeiro contato dos visitantes com as atrações turísticas de Roque Gonzales, pois foi aqui que tudo começou, quando o mato era dono. (JWG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário