segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A mesma praça, outros bancos e jardim...

Por João Weber Griebeler
Ouvi pela primeira vez, de modo marcante, a cantora paraguaia Perla, em janeiro do distante ano de 1975, numa apresentação do circo ROSSMARC, naquela noite em que o Teixeirinha e a Mary Terezinha estiveram pela única vez em Roque Gonzales, para se ver o tamanho da promoção. As ruas próximas se encontravam estavam tomadas de automóveis Aero Willys, Fuscas, Rural, Fords da década de 40, 50 (o Corcel era novidade)!....
O circo estava armado na Praça Tiradentes, que havia sido aplainada há pouco tempo, deixando de ser campo de futebol, para virar praça.
Pois nessa noite histórica em que vi o Teixeirinha, me fixei mais na Perla, por causa da inebriante música ESTRADA DO SOL, que servia de movimentação para a bela contorcionista de biquíni vermelho se exibir. Tinha um espectador ao meu lado na arquibancada que ficava de pé, se espichando para “bombear” por mais “detalhes” da bailarina!
Alguém se lembra de alguns acampamentos de ciganos que também por ali estiveram? Recordando daquele longevo período, uma cigana que veio ler a sorte em nossa casa, ficou espantada com os “trabalhos”, aprontados pelo reino das trevas para cima da família Weber/Griebeler!
Depois desta rápida consulta, até então a preço módico, houve uma demorada, envolvente e convincente conversa e, assim, numa fria e embarrada noite de garoa, (não havia calçamento na maioria das ruas!), meu pai se esgueirou para debaixo das lonas da cartomante no acampamento cigano na Praça Tiradentes, voltando mais tarde desanimado: o preço que haviam apresentado para “desmanchar” as maquinações era muito elevado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário