sábado, 4 de setembro de 2010

O “fut-fut” venenoso do nosso perímetro urbano

O uso de substâncias secantes no inço verde da agricultura, assim como no perímetro urbano, tal como nas pedras do calçamento das ruas e terrenos, é algo corriqueiro para as pessoas menos avisadas dos malefícios que estão causando a si mesmas, bem como aos outros que não tem nada a ver com esse tipo de aplicação de pesticida.
É o popular “fut-fut” das máquinas de vaporização, prática comum nas lavouras e, agora nas cidades para acabar com o verde e as ervas, chamadas de “daninhas”!
A origem destes secantes está na guerra do Vietnam e no uso do Agente Laranja, um desfolhante para acabar com as folhas das árvores e possibilitar a visão dos guerrilheiros escondidos na mata, permitindo assim serem metralhados e mortos pelos aviões de combate que sobrevoarem o local.
O resultado de tal prática foi os Estados Unidos perderem a guerra para os vietcongs em 1975 e saírem corridos de lá, acabando com isso a discórdia e tornando viável a unificação do Vietnam do Norte con o Vietnam do Sul. Entretanto, milhares de vidas foram ceifadas pela guerra e, centenas de pessoas convivem com os efeitos danosos do uso destes secantes pesticidas!
Particularmente, eu (JWG), morando na altura da Rua Padre Nóbrega, 245, na cidade de Roque Gonzales, tenho um vizinho que faz vaporização frequente nas plantas que estão encostadas na cerca de separação dos terrenos, mesmo com o alerta de que está utilizando veneno, mesmo que esse seja “permitido”, não para com esse hábito danoso!
A sensação de estar praticando um ato delituoso, leva o dito cujo, a espalhar veneno inclusive aos domingos, como no dia 29/08/10, por volta das 13h!
Entretanto, o secante espalhado pelas ruas de paralelepípedos e terrenos, deverá ser proibido, pois com o fechamento das comportas da Usina Passo São João, a água será represada e aí, com o uso dos venenos que irão parar no lago, levados pelas chuvas, teremos um local de águas pútridas e mortas!
O lago da barragem por si só deverá ser uma fonte de mau cheiro, devido ao represamento das águas do Rio Ijuí, que trarão a poluição e a bosta de cidades como Santo Ângelo, Cerro Largo e etc. (JWG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário